A cidade de Linhares, no norte do Espírito Santo, registrou uma das maiores precipitações do estado nas últimas 24 horas, com 154mm de chuva, segundo o boletim da Defesa Civil divulgado na manhã desta quinta-feira (22). Como resultado, o município lidera o número de desabrigados e desalojados no estado.
De acordo com a prefeitura, até o momento, 60 pessoas ficaram desalojadas e estão abrigadas na casa de familiares, enquanto outras seis foram desabrigadas e acolhidas no abrigo municipal, montado na quadra poliesportiva da EMEF Ângelo Recla, no distrito de Rio Quartel.
Renir Ferreira, dona de casa que teve sua residência invadida pela água, é uma das pessoas afetadas pela forte chuva. “É uma situação difícil, porque a gente luta para comprar as coisas e, de repente, a chuva vem e destrói tudo. Agora, temos que batalhar para comprar tudo de novo”, lamenta a moradora, que perdeu todos os seus bens.
A Secretaria Municipal de Assistência Social está oferecendo apoio às vítimas, com fornecimento de alimentação, materiais de higiene e limpeza, além de suporte psicossocial por meio da equipe do CRAS. As famílias continuarão no abrigo até que as condições de segurança permitam o retorno para suas casas.
Os prejuízos se espalham por toda a cidade. Mesmo os moradores que não precisaram deixar suas residências enfrentaram perdas materiais significativas. No bairro Aviso, um morador compartilhou com a reportagem imagens da manhã desta quinta-feira, mostrando a água que alcançou cerca de dois palmos de altura no quintal, e colchões e fraldas danificados dentro de sua casa.
O Espírito Santo continua com alerta para chuvas intensas, descargas elétricas, rajadas de vento e ventos costeiros. A recomendação é que moradores de áreas de risco busquem refúgio em locais seguros e entrem em contato com a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, caso haja sinais de perigo.




