Os moradores de João Neiva podem procurar o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) para cadastramento do Cartão Reconstrução.
É preciso levar a documentação necessária e preencher os requisitos básicos para ter acesso ao cartão. Serão atendidas 25 famílias por dia, com distribuição de senhas, a partir das 7h.
“A abrangência do benefício vale para o período de novembro de 2022 a março de 2023. Para ter direito ao cartão, as famílias devem estar cadastradas no Cadúnico e comprovarem perda material causada pelas chuvas”, destaca a secretária da Semtades, Eni Martins.
O responsável familiar cadastrado no Cadúnico deve comparecer ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de João Neiva, conforme o cronograma, levando CPF, documento de identificação com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho) e comprovante de residência atualizado.
O repasse dos recursos do Cartão Reconstrução é do governo estadual, por meio da Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).
O valor do benefício para cada família será de R$ 3 mil e será pago em uma única vez após aprovação do cadastro.
O valor só poderá ser utilizado para compra de material de construção, móveis e eletrodomésticos, alimentos, roupas e outros itens.
Quem tem direito ao benefício
- O morador deverá ter cadastro no Cadúnico, com dados atualizados nos últimos 24 meses;
- Renda familiar de até 3 salários mínimos;
- Ter os danos causados pelas chuvas comprovados pelos órgãos competentes;
- Solicitar um laudo para comprovação dos danos causados pela chuva. O laudo pode ser dado pela defesa civil, corpo de bombeiros e as secretarias municipais de assistência social.