Cine Vitória a Minas exibe filmes gratuitos em 16 cidades do ES e MG

Caminhão que se transforma em cinema passará por 16 municípios

A NG Produções Culturais, com o apoio da produtora Cepar Cultural e patrocínio do Instituto Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, vai levar mais cultura e entretenimento para os moradores das cidades de atuação da mineradora com o Cine Vitória a Minas, cinema itinerante com exibições gratuitas de filmes, com uma infraestrutura completa.

Até 7 de julho, cinco municípios do Espírito Santo e 11 de Minas Gerais receberão a carreta, que permanecerá por dois dias em cada cidade. A estreia foi em Vila Velha e agora o projeto segue para Serra. Os filmes serão exibidos em um total de cinco sessões diárias. Durante todo o dia, turmas de alunos das escolas públicas poderão conferir os filmes em sessões agendadas, de acordo com a demanda escolar e, às 18h30, a população contará com uma sessão exclusiva aberta ao público. Como as vagas são limitadas, os interessados devem comparecer ao local no dia do evento para retirar os ingressos.

Estruturado em um caminhão, o cinema móvel consegue alcançar o público com pouco acesso a equipamentos culturais. Ao chegar no local de destino, as laterais do caminhão se expandem, transformando-o em uma verdadeira sala de cinema, com telão, climatização, poltronas para acomodar até 91 pessoas por sessão, além de pipoqueira, dispenser para refrigerante e banheiros.

Os filmes que serão exibidos foram especialmente escolhidos para proporcionar diversão e entretenimento para a garotada da região. Os Minions 2, A Liga de Monstros e Os Caras Malvados são algumas das opções exibidas nas sessões agendadas para os alunos. Nas sessões abertas serão exibidos os filmes: Jurassic World: Domínio, no primeiro dia de evento e Dora e a Cidade Perdida no segundo dia do evento. Além disso, buscando a inclusão de todos os públicos, será disponibilizado filmes com acessibilidade, adaptados com legendagem descritiva, audiodescrição e LIBRAS para que portadores de deficiência visual ou auditiva também possam participar da programação. Em todas as sessões, os convidados ganham pipoca e refrigerante.

O Cine Vitória a Minas é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura.

Programação

Serra – ES
18 e 19 de maio
Local: Ao lado do Campo Brasil
Endereço: R. Santa Luzia, Carapina, Serra – ES

Fundão – ES
22 e 23 de maio

João Neiva – ES
25 e 26 de maio

Baixo Guandu – ES
29 e 30 de maio

Aimorés – MG
01 e 02 de junho

Resplendor – MG
05 e 06 de junho

Tumiritinga – MG
08 e 09 de junho

Conselheiro Pena – MG
12 e 13 de junho

Governador Valadares – MG
15 e 16 de junho

Periquito – MG
19 e 20 de junho

Naque – MG
22 e 23 de junho

Santana do Paraíso – MG
26 e 27 de junho

Coronel Fabriciano – MG
29 e 30 de junho

Timóteo – MG
03 e 04 de julho

João Monlevade – MG
06 e 07 de julho

Sobre o Instituto Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem perspectivas de futuro.

Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

Nos anos de 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Sobre a NG Produções Culturais

Realizando ações direcionadas à valorização da cultura, a NG Produções Culturais vem atuando no desenvolvimento de projetos culturais desde a sua elaboração, enquadramento nas leis de incentivo, captação de recursos e execução. As ações são direcionadas, sempre com foco sociocultural e funcionam também como ferramentas de marketing e comunicação para as empresas que apoiam os projetos.