Colatina declara situação de emergência após fortes chuvas

Devido ao grande volume de chuva registrado em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, desde o final de semana, o município decretou situação de emergência por volta das 18h desta segunda-feira (5).

A decisão foi tomada após a cidade concentrar quase metade dos desalojados no estado. O município registrou oito das 17 pessoas que precisaram deixar suas casas em razão dos temporais ocorridos no sábado (3) e domingo (4). O anúncio foi feito pelo prefeito Renzo Vasconcelos (PSD).

O decreto foi motivado pelos danos materiais causados pelas chuvas, como a perda de móveis e utensílios, destelhamento de imóveis e danos parciais em várias construções.

Além disso, alguns prédios públicos, como creches, escolas e unidades de saúde, também sofreram prejuízos, com destaque para a Secretaria Municipal de Saúde, que teve o telhado quase totalmente destruído.

“O morador quer ajuda rápida, porque é uma situação de desespero. Estamos fazendo um apelo para que o Estado nos apoie, unindo forças para atender a população onde mais precisa. Nosso foco principal é salvar vidas, proteger as pessoas e garantir que a cidade não pare. Já começamos a distribuir telhas para as famílias afetadas, passei a manhã visitando as áreas atingidas e vamos concentrar nossos esforços para que o cidadão se sinta respeitado e bem atendido”, destacou o prefeito.