Dentre os participantes, serão classificados e premiados como finalistas 10 lotes que concorrerão a R$100 mil em prêmios, além de diferencial agregado em leilão.
Todos os cooperados da área de ação da Cooabriel poderão participar com a inscrição de um lote de café da safra colhida no ano de 2022, que pode ter um volume mínimo de três sacas padronizadas após rebeneficiamento (180kg líquidos).
De acordo com o gerente de armazéns da Cooabriel, José Carlos Azevedo, alguns produtores têm perguntado como seria a entrega de um lote de 03 sacas padronizadas. Ele explicou que o produtor leva o café em bica corrida e a Cooabriel padroniza para ele o lote do concurso. “A conversão em média é 10×3, ou seja o cooperado precisa trazer no mínimo 10 sacas de café em bica corrida para resultar em no mínimo, 03 sacas padronizadas, conforme descrito no regulamento do concurso”, detalhou.
Inscrição
A inscrição é feita através de formulário online onde o cooperado, além de registrar o seu nome e matrícula, responde de forma simples a outras perguntas marcando as opções relativas à sua identificação e ao lote de café inscrito.
A inscrição é gratuita (click aqui) e pode também ser realizada nas unidades da Cooabriel.
Acesse também o Regulamento do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, Edição 2022.
Conilon
O impressionante movimento de motivação para os cafés conilon de qualidade tem sido importante como referência a profissionais da área e incentivo aos produtores.
A Cooabriel saiu na frente neste movimento desde o ano de 2003 com a realização da primeira edição de concurso para café conilon, avaliando desde a época a qualidade da variedade por meio de provas sensoriais, construindo na ocasião as normas de participação que foram referência por um bom tempo para outras iniciativas.
Ao longo desse tempo muitas ações aconteceram no Espírito Santo e em outros estados produtores de conilon e são aprimoradas para se alcançar níveis elevados de qualidade.
O concurso realizado pela Cooabriel em 2021 foi um divisor de águas e um marco importante de qualidade onde o café campeão, do cooperado Edgar Bastianello, alcançou 90 pontos, bem como 60% dos 10 finalistas alcançaram médias de 85 pontos acima.
“A edição passada do concurso foi muito especial. Trabalhamos duro o ano inteiro e tivemos o momento da recompensa. Temos uma boa expectativa para esse ano E estamos nos dedicando”, disse.
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, reforça as boas perspectivas para 2022. “Na área de atuação da Cooabriel, cerca de 60% do café já foi colhido e há uma expectativa de uma safra melhor do que a do ano passado em produtividade e qualidade. Continuamos o trabalho de incentivo à qualidade em parceria com o Ifes que envolve 1.065 famílias. Nossa objetivo é apoiar o produtor na busca pela qualidade e mostrar o valor do conilon para o mundo”, afirmou.
Qualidade da bebida
Os cafés deste concurso 2022 ou já foram colhidos e estão sendo processados ou ainda estão na fase de colheita.
Vale a pena reforçar algumas dicas que contribuem com a qualidade da bebida do café descritas pelo engenheiro agrônomo e coordenador técnico da Cooabriel, José Roberto Gonçalves.
Antes da colheita, é importante a escolha de lavouras que tiveram uma adubação equilibrada, clones mais propícios para uma bebida superior.
Outro ponto importante é a limpeza de todas as estruturas de beneficiamento do café (reservatórios, lavadores, despolpadores, elevadores, secadores, terreiros, tulhas, entre outros) utilizando água limpa.
É primordial na colheita que os frutos sejam colhidos bem maduros para um bom resultado da bebida, que é melhorada quando os grãos passam por processo de lavagem no mesmo dia da colheita, separando os frutos cerejas dos boias e verdes.
Os grãos cerejas podem passar por um processo de fermentação ou passar diretamente para o próximo passo que é a secagem em secador a fogo indireto ou terreiro (priorizando o terreiro suspenso devido maior facilidade de higienização).
Organizar as informações na finalização do lote escolhido para favorecer a rastreabilidade tais como: data da colheita e beneficiamento, processo de secagem, talhão da lavoura, clone, manejo de adubação e fitossanitário.
“É importante, ficar atento e conduzir o preparo do lote visando a qualidade da bebida. O cooperado que almeja participar de um concurso de qualidade de café, precisa estar atento aos detalhes antes, durante e no pós-colheita para obtenção de uma pontuação superior na bebida do seu café”, explicou.