O nome de José Antônio Basto, de 37 anos, condenado a 42 anos de prisão pelo duplo homicídio de Nauva Bening e do filho dela, Vitor Bening, no município de Vila Pavão, em 2016, foi inserido na lista dos mais procurados do Espírito Santo. O Juiz Ivo Nascimento Barbosa, que assinou a sentença de condenação, também enviou à Polícia Federal e às polícias civis do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia o mandado de prisão do condenado.
José Antônio fugiu pela porta da frente do Fórum de Nova Venécia, na noite da última segunda-feira (3), quando ocorria o julgamento do crime. Ele saiu no momento em que o juiz se reunia com os jurados e advogados para proferir a sentença de condenação. Para fugir, ele teria se misturado no meio de familiares e amigos das vítimas, que estavam no local aguardando a decisão.
O juiz informou que solicitou também vídeos do circuito de videomonitoramento do Fórum para verificar uma possível participação interna durante a fuga. Imagens de vídeo registradas por uma câmera do lado de fora mostram o momento em que José Antônio Basto sai do Fórum andando normalmente, entra em um carro preto pelo lado do carona e é levado embora pelo motorista que ainda não teve a identidade revelada.
A Polícia Civil de Nova Venécia recebeu o mandado de prisão do condenado na terça-feira (4), e agora realiza buscas para localizar José Antônio Basto. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 181. O anonimato é garantido.