O Grupo Imetame confirmou a inauguração do seu porto em Aracruz, para meados de 2025, provavelmente em junho ou julho. O terminal terá capacidade para receber os maiores navios do mundo, com 17 metros de calado e amplo espaço de manobra, e representa um investimento bilionário capaz de mudar o eixo da logística de cargas do ES.
As obras da primeira fase operacional estão em fase final. Os primeiros 450 metros de cais estarão prontos no início de 2025, a dragagem com 12 metros de profundidade está em andamento e a concretagem dos primeiros 150 mil m² da retroárea começará nas próximas semanas. O quebra-mar será entregue em abril de 2025.
A “fase enxuta” do porto iniciará em meados de 2025, com capacidade inicial para operação. A fase completa está prevista para 2026. Os equipamentos para a primeira fase, em fase final de negociação, consumirão cerca de R$ 300 milhões e serão entregues entre o primeiro semestre de 2025 e meados de 2026.
O Porto da Imetame impulsionará a economia local, gerando milhares de empregos. A expectativa é que o porto se torne um dos principais polos logísticos do Brasil, atraindo investimentos e empresas para a ZPE Aracruz.