Contratado para matar namorado de adolescente é condenado a 31 anos de prisão em Ecoporanga

Marcos Pereira Soares foi condenado a 31 anos e 6 meses de prisão pelo assassinato do adolescente Wesley dos Santos Maciel, de 15 anos, cometido a mando do pai da namorada da vítima, João Luiz Rizzoli. O crime ocorreu em dezembro de 2022, em Ecoporanga, na Região Noroeste do Espírito Santo. O julgamento de Marcos aconteceu na sexta-feira (19) pelo Tribunal do Júri do município, e ele cumprirá a pena em regime fechado, sem a possibilidade de recorrer em liberdade.

O crime começou em Colatina, cidade onde Wesley morava. João Luiz Rizzoli, pai da namorada do jovem, não aceitava o relacionamento e, com a ajuda de seu funcionário Marcos Pereira Soares, armou uma emboscada. Marcos enviou mensagens, fingindo ser a filha de João, e combinou um encontro com Wesley.

O adolescente foi sequestrado, algemado com abraçadeiras plásticas e levado de carro até a Serra da Mamona, na zona rural de Ecoporanga, onde foi executado. O corpo de Wesley foi encontrado seis dias depois, em 11 de dezembro, e a identidade foi confirmada por exame de DNA.

O julgamento de Marcos aconteceu em setembro, porque, quando João Luiz foi condenado em julho de 2025, ele aguardava uma decisão sobre um recurso judicial apresentado por sua defesa. João Luiz também foi condenado a 32 anos de prisão pelo mesmo crime.

O Tribunal do Júri reconheceu que Marcos cometeu homicídio qualificado, motivado por um motivo torpe e utilizando-se de um recurso que dificultou a defesa da vítima, além de ter cometido ocultação de cadáver e colaborado na prática do crime.