Cinco profissionais da Cooabriel participam até nesta sexta-feira (19), da primeira fase de um treinamento para certificação em degustação e classificação em R-Grader. A cooperativa já possui dois profissionais certificados e pretende chegar a sete em 2022.
Um avaliador Robusta é um profissional de degustação e classificação de cafés que recebe uma certificação mundial ligada ao Instituto de Qualidade do Café (Coffee Quality Institute – CQI).
Este órgão, cuja sede está nos Estados Unidos, trabalha em prol de uma melhor qualidade cafeeira mundial por meio de treinamentos e exames práticos que permitem o desenvolvimento de competências para a análise sensorial, além da habilidade em avaliar os defeitos da bebida.
Ao final do curso, os alunos realizam uma série de exames necessários para a obtenção da licença “R-Grader”. O foco de atuação do R-Grader é o comércio de cafés com qualidade certificada e o profissional com a certificação torna-se apto a avaliar a diferença de cafés de várias origens.
A Cooabriel tanto implementa quanto apoia iniciativas a respeito da melhoria dos cafés sendo uma das apoiadoras do Programa de Capacitação e Certificação R-Grader Cooffe Coop, que está sendo realizado pelo Sistema OCB-ES e Sebrae-ES, em Venda Nova do Imigrante (ES), e compreende duas fases: a primeira de 16 a 19 de agosto e a segunda de 29 a 3 de setembro.
Na primeira fase ocorre a Capacitação Q Robusta Training– Cafeotech Treinamento E Educação – uma metodologia de avaliação utilizada por R-Graders da Coffee Quality Institute (CQI) servindo também de preparação para os exames de certificação da entidade. Esta fase é ministrada por Ensei Neto.
A segunda etapa, a capacitação trata de Q.Robusta Como Training end Exam Course. Essa fase será conduzida pela Associação Brasileira de Cafés Especiais(BSCA), com Joel Shuler e contará com treinamento teórico e prático e exames de certificação para a obtenção de licença Q-Robusta Grader do CQI.
O gerente de armazéns da unidade de Jaguaré-ES, Bruno Soares é um dos participantes e destaca que o treinamento traz muito aprendizado. “Conhecemos mais sobre o produto, fora o compartilhamento de informações, que tem sido muito importante. Trocamos muitas informações e isso é muito valioso. Conhecemos os gostos, as nuances do café, uma preparação que vai de encontro ao que utilizaremos na próxima etapa do treinamento”, disse.
O gerente corporativo de armazéns da Cooabriel e R-Grader da cooperativa, José Carlos de Azevedo, destaca a importância de ampliar a capacitação para mais colaboradores. “Há uma demanda muito grande no mercado para um padrão de bebida do café conilon, especialmente por grandes indústrias. O objetivo é criar esse conceito com uma bebida limpa, sem gosto de fumaça ou química. Com mais pessoas capacitadas poderemos atender melhor o mercado e orientar o produtor de forma ainda mais eficiente”, ressaltou.
Participam colaboradores de quatro unidades da Cooabriel:
Silviele Aparecida Pessin – São Gabriel da Palha
Nadia Souza Zanon – Boa Esperança
Yorrah Amorim Silva Pereira – Águia Branca
Bruno Henrique Soares e Anderson Simões de Jesus – Jaguaré