Nesta quarta-feita (16), o Curso de Licenciatura em Geografia do Ifes campus Nova Venécia completou 10 anos. Esse foi o primeiro curso superior do campus, em consonância a lei de criação dos Institutos Federais – IFs, lei nº 11.892, de 19/12/2018, que traz entre os objetivos dos IFs, ministrar cursos de licenciatura, com vistas à formação de professores para a educação básica.
Embora iniciado em 16/10/2014, o curso foi criado pela Resolução do Conselho Superior do Ifes nº 16, de 23/05/2014. O reconhecimento pelo Ministério da Educação veio em 2018, por meio da portaria 188, de 17/03/2018, tendo obtido nota 04, num índice que varia de 0 à 05.
Nessa trajetória de uma década, estando o curso hoje em sua 11º turma, foram alcançados resultados muito significativos, articulando o ensino, a pesquisa e a extensão. Por meio de programas como o PIBID – Programa de Iniciação à Docência e PRP – Programa Residência Pedagógica, foi possível estabelecer vínculos com as redes municipais e estadual de educação, incentivando e promovendo novas práticas pedagógicas nas escolas, assim como divulgando-as para todo o país.
Juntamente aos estágios supervisionados, esses programas levaram a Geografia do Ifes para inúmeras escolas da região norte e noroeste do Estado, promovendo um verdadeiro intercâmbio de experiências.
Por meio de projetos de extensão apoiados pelo Ifes (Pró Reitoria de Extensão e Diretoria de Pesquisa, Pós graduação e extensão do campus) e também pela Fapes – Fundação de apoio à pesquisa e inovação do Espírito Santo, docentes e estudantes do curso puderam contribuir com as escolas e comunidades em projetos voltados para a formação continuada de professores, produção de material didático, educação especial e inclusão, reforma agrária, além do apoio para o desenvolvimento de práticas de ensino inovadoras.
Na pesquisa, o curso contribuiu com estudos voltados para as mais diversas áreas, com projetos de mapeamento de componentes do meio físico, caracterização do solo, reforma agrária, educação entre outros, além da produção de um leque diversificado de trabalhos monográficos.
Nesses 10 anos, os estudantes e egressos levaram seus trabalhos para serem apresentados em eventos em todos os cantos do país, em caravanas para Fortaleza e Salvador, ou em grupos menores para Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo entre outros estados.
Além de aproveitarem também os eventos realizados em nosso Estado, foi possível conhecer melhor o Espírito Santo e suas “geografias”, por meio dos inúmeros trabalhos de campo.
O diálogo entre instituições e diferentes culturas, foi incentivado através de programas de mobilidade acadêmica, como os desenvolvidos na UNILA – Universidade Federal de Integração Latino-Americana, ampliando os horizontes dos nossos estudantes.
A certeza do caminho certo também vem dos egressos, uma vez que 80% encontram-se atuando como professores de Geografia nas mais diversas redes e regiões. Alguns já retornando como professores no curso, outros contribuindo nos demais órgãos públicos fora da área da educação e também os que ingressaram em programas de pós-graduação na UFES, UFF, UFRRJ e até em Portugal.
“Nossas raízes estão firmes e já se espalharam por todas as direções. Agradecemos e parabenizamos a todos(as) professores(as), servidores(as), estudantes, egressos(as) e gestores(as), aos parceiros(as) de outras instituições e redes que contribuíram para as primeiras páginas dessa história. Que venham os próximos anos!”, disse a instituição.
A coordenação do curso informou ainda que estão abertas até o dia 21/10 as incrições para ingresso na 12ª turma. O curso é gratuito, ofertado no Ifes campus Nova Venécia no turno noturno.
O edital de seleção pode ser acessado pelo site.