Mais uma vez grande parte da decoração de Natal instalada em Nova Venécia foi danificada por vândalos. Em alguns locais a iluminação que abrilhantava o projeto “Natal Iluminado” foi totalmente arrancada. Ornamentações como árvores, globo e outros enfeites foram destruídos, além de fios arrancados e lâmpadas quebradas. Nem o padrão de energia da Praça Adélio Lubiana escapou da ação dos vândalos.
O secretário de Cultura e Turismo do município, João Júnior Vieira, gravou um vídeo e postou nas mídias sociais lamentando o ocorrido. No conteúdo ele afirma que esta não foi a primeira vez que isso acontece, mas que agora, devido aos grandes estragos, não será mais possível restaurar a decoração.
“Infelizmente só nos resta retirar de forma antecipada a decoração, porque os estragos foram muitos e não há mais como recuperar. Tudo isso foi pensado e executado com muito carinho para deixar nosso município bonito, mas infelizmente, por um ato de uma pessoa insensível e que é incapaz de zelar pelo que é público, todos nós pagamos. É revoltante e nós vamos tomar todas as medidas cabíveis e possíveis até chegarmos aos responsáveis”, desabafou o secretário.
Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil para dar início às investigações. Imagens de câmeras de vigilância serão utilizadas para identificar os responsáveis pelos danos. A prefeitura não informou o valor gasto na iluminação de Natal nem de quanto foi o prejuízo.
Vandalismo é crime e a pena aumenta quando é contra patrimônio público. O ato de danificar bem alheio é tipificado pelo artigo 163 do Código Penal. O dano simples tem como punição detenção de um a seis meses ou multa.