O dia 8 de fevereiro foi o dia escolhido pela comunidade internacional da tecnologia como o Dia da Internet Segura.
A data tenta conscientizar usuários individuais e empresas sobres os riscos e crimes virtuais relacionados ao roubo de dados, sejam eles bancários ou de identidade.
O Dia da Internet Segura chega em 2022 à sua décima quarta edição brasileira, com o tema: “Juntos por uma Internet Mais Positiva”.
O evento é realizado de forma online pela Safernet Brasil, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), com transmissão ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube.
O Ministério Público Federal (MPF) é um dos apoiadores da iniciativa e fará exposições sobre a atuação da instituição durante a programação do Safer Internet Day 2022 no país, que contará ainda com outras atividades.
Durante o evento, serão divulgados materiais e ações realizadas pelo NIC.br e CGI.br para promover o uso seguro, consciente e responsável da Internet.
Além disso, a Safernet Brasil divulgará os indicadores de 2021 dos canais de denúncia e de ajuda da entidade, contextualizando a importância do debate sobre internet segura no país.
A Safernet recebe e processa denúncias de violações de direitos humanos na Internet e encaminha ao MPF.