Há 59 anos, em 13 de setembro de 1963, nascia na região noroeste do Espírito Santo uma cooperativa que mudaria definitivamente os rumos da cafeicultura capixaba: a Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel, a Cooabriel.
No início, com a expansão do café conilon, 37 produtores de São Gabriel da Palha se uniram ao projeto encabeçado pelo idealista, Padre Simão Civalero, e, diante das dificuldades da época, resolveram somar forças e buscar soluções aos problemas de produção e comercialização. Aos poucos o agronegócio foi tomando novos rumos na região.
As barreiras da resistência pela mudança, muitas vezes pela falta de informação na época, foram quebradas e a forma de atuação da Cooabriel conquistou produtores que passaram a acreditar que o cooperativismo seria o melhor caminho para chegar a um ideal. O crescimento foi tanto que agricultores de outros municípios capixabas, e até da Bahia, passaram fazer parte do quadro de cooperados.
Atualmente com 457 colaboradores e mais de 6.500 associados a cooperativa de café conilon do interior do Espírito Santo se tornou a maior do planeta, presente em 17 cidades capixabas e 3 cidades da Bahia. São 13 lojas e um viveiro de jardim clonal no Espírito Santo e 3 lojas no estado Baiano.