A generosidade em meio à dor pode transformar vidas. Na noite desta terça-feira (22/04), a família do corretor de imóveis Telmo Assis Cazzeli, vítima de um grave acidente de trânsito no cruzamento das avenidas Aracruz e Comendador Rafael, em Linhares, tomou a nobre decisão de doar suas córneas. O ato, realizado no Hospital Rio Doce, poderá devolver a visão a pacientes que aguardam por transplantes de córnea.
A vítima trafegava de motocicleta quando colidiu com outro veículo por volta das 14h30. Apesar do rápido socorro, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu na tarde de terça-feira. Diante do momento de dor, a família autorizou a captação das córneas, que pode significar uma nova esperança para quem precisa recuperar a visão.
No Brasil, a demanda por transplantes de córnea é alta, mas o estoque de tecidos disponíveis é insuficiente. As córneas podem ser retiradas até poucas horas após o falecimento, o que torna a decisão familiar fundamental para salvar vidas. Cada doação pode beneficiar duas pessoas, devolvendo-lhes autonomia, independência e qualidade de vida.
O velório de Telmo aconteceu nesta quarta-feira (23) na Capela Mortuária do Novo Horizonte, e o sepultamento foi no Cemitério São José, no bairro Interlagos.