Após meses de impasse, finalmente há luz no fim do túnel para a BR-101 no Espírito Santo. A EcoRodovias, concessionária responsável pelo trecho, aceitou a proposta da equipe técnica do Tribunal de Contas da União (TCU), abrindo caminho para uma solução definitiva.
A expectativa é que o acordo seja aprovado pelo plenário do TCU em até 60 dias, encerrando a novela que se arrastava desde julho de 2022, quando a EcoRodovias ameaçou devolver a concessão.
“O fato é que está tudo consolidado entre as partes envolvidas: ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres), Tribunal de Contas e Eco101. A Secex (Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos), composta por técnicos, fez uma contraproposta e a concessionária aceitou. Portanto, já não há mais nada que impeça a solução. Diria que estamos na cara do gol”, disse o vice-governador, Ricardo Ferraço.
“Não tenho todos os detalhes da contraproposta ainda, está sob sigilo, mas os contornos de Fundão, João Neiva, Ibiraçu e Linhares estão dentro. A proposta de menos pistas duplicadas e mais terceiras faixas está mantida”, explicou Ferraço.
Com a resolução do impasse, espera-se o fim das incertezas e a retomada das obras na rodovia, fundamental para o escoamento da produção e o desenvolvimento do Espírito Santo.