EDP realiza mais de 79 mil fiscalizações em 2022 no combate ao furto de energia no ES

Inspeções verificadas no ano passado resultaram em energia recuperada equivalente ao consumo do município de Nova Venécia por mais de um ano

No balanço das ações de combate ao furto de energia, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, executou mais de 79 mil fiscalizações em campo no ano de 2022, nos 70 munícipios capixabas que atende.

O volume de energia recuperada, cerca de 150 GWh, é equivalente ao consumo do município de Nova Venécia por mais de um ano.

Os investimentos robustos da EDP em tecnologia têm sido fundamentais para o combate a esse crime.

A detecção de potenciais alvos de irregularidade é realizada por meio da análise, em boa parte feita computacionalmente por meio de algoritmos, métodos e ferramentas estatísticas, dos diversos padrões de consumo dos clientes.

A companhia também mantém um treinamento intenso das equipes para uma atuação cada vez mais eficaz.

As inspeções em campo são realizadas por equipes técnicas com treinamento e equipamentos específicos para identificar manipulações nos medidores ou qualquer anormalidade na rede.

Em toda área de concessão, do total de fiscalizações, 19 mil vistorias detectaram e removeram ligações clandestinas ligadas diretamente à rede da distribuidora, sem qualquer medição.

Em outros 10 mil casos, foram inspecionadas unidades consumidoras com suspeitas de irregularidades, tais como manipulações ou desvios no medidor.

Crime

Previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, o furto de energia é crime: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 01 (um) a 04 (quatro) anos, e multa”. E, conforme a regra da Resolução Aneel, é realizada a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

A ação ilegal pode provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população, que sofre com a interrupção ou oscilação do fornecimento para sua residência e nas vias públicas. As ligações irregulares trazem ainda o risco de acidentes mais sérios, como a morte do infrator ou de terceiros, pois os cabos da rede elétrica sempre estão energizados.

Com intuito de coibir cada vez mais o furto de energia, a EDP pede que a população contribua denunciando as ligações irregulares. Para tanto, disponibiliza os canais de atendimento aos consumidores: pelo site www.edponline.com.br, aplicativo EDP Online, Agências de Atendimento presencial e a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 721 0707, que funcionam 24 horas e com ligação gratuita. O sigilo é total, e a inspeção realizada com a máxima urgência.

Conscientização

A Distribuidora desenvolve projetos sociais e de Eficiência Energética para conscientizar as comunidades sobre o uso energia elétrica, promovendo trabalhos em comunidades carentes, a fim de mostrar o perigo e o prejuízo que as ligações irregulares de energia oferecem à população.

Além disso, a EDP orienta os clientes que estão fora do sistema da Distribuidora, tais como os desligados e, também, os ligados clandestinamente, que procurem uma das suas Agências de Atendimento para efetuarem sua regularização e a negociação dos débitos.