Equipes da Cooabriel de diversas áreas tiveram oportunidade de participar de um processo de intercooperação com a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé).
O encontro foi realizado dias 29 e 30 de agosto, na sede da cooperativa, em Minas Gerais.
Na pauta, foram debatidos processos de trabalhos de controladoria, contabilidade e negócios com café.
De acordo com o Gerente Corporativo Contábil Financeiro da Cooabriel, Samuel Lopes Fontes, foi possível conhecer projetos que foram apresentados no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).
“Avalio de forma muito positiva esse intercâmbio, dado o grau de profissionalismo que fomos recebidos. Cumprimos a programação das práticas elencadas para a visita. Foi perceptível a receptividade e capacidade dos colaborares da Cooxupé e a atenção que foi dada a nós durante o período que passamos juntos. Só temos a agradecer”, afirmou Samuel.
Dentre os assuntos compartilhados entre as cooperativas foi o projeto de Implantação do novo sistema de gestão ERP.
“A Cooxupé já realiza mudanças no sistema desde 2013. Tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura já utilizada e com isso poderemos evitar erros. Fomos muito bem recebidos e pudemos acompanhar o trabalho de vários setores”, disse o contador da Cooabriel, Laércio Lorenzoni.
O superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, destaca a importância da intercooperação, um dos principais princípios do cooperativismo. “A Cooabriel e a Cooxupé possuem muito em comum, partindo dos valores e principalmente nos objetivos das ações institucionais que sempre colocam foco no cooperado. Tendo este cenário como pano de fundo, fica fácil entender a boa relação de tantos anos entre a Cooxupé e a Cooabriel, pois independente das pessoas que estejam a frente das cooperativas, bem como do tamanho do faturamento, creio que a origem dessa sinergia vem do acreditar na cultura do trabalho, no real valor da simplicidade, da honestidade e é claro na força do cooperativismo como modelo de negócio que propicia transformar o ambiente de atuação das cooperativas em local mais próspero, mais justo e mais feliz. Intercooperar, esse é o nome dessa boa prática, um dos princípios do cooperativismo”, destacou.
Pandolfi ainda agradeceu pela receptividade. “Em nome da Cooabriel, agradeço de coração ao time da Cooxupé que sempre nos recebe de forma ímpar nesse ato de intercooperação e pelos relatos, não foi diferente nessa última visita de parte da equipe da Cooabriel à sede da Cooxupé”, ressaltou.