A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEFM) João Neiva, localizada no município de João Neiva, desenvolveu atividades com o tema “Saúde”. A ação contou com a parceria de alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e de servidores da Prefeitura Municipal.
As atividades incluíram palestras orientacionais, medição de pressão arterial, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), realização de testes da Covid-19, entre outras doenças. Todas as ações foram regidas pelas professoras de Biologia Lorena Costa e Grazielli Pandolffi.
Os estudantes demonstraram interesse e participaram de todas as atividades. “Os palestrantes falaram sobre as doenças de maneira geral e fizeram um quis, perguntando o que era verdadeiro e o que era falso, sobre o que eles explicaram. É muito importante para nós, jovens, conhecermos esses assuntos. Foi ainda mais satisfatório nos proporcionarem passar pelos testes, assegurando boa saúde para todos”, disse a aluna Bianca Cometi
Outra ação que chamou a atenção da comunidade escolar, foi proporcionar aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) uma visita a uma feira de agricultura familiar. O objetivo foi realizar uma pesquisa de campo, em que os alunos pudessem conhecer as potencialidades dos municípios representados por agricultores e empreendedores.
“A visita foi promissora para os estudantes, porque, além de conhecer vários municípios de nosso Estado, por meio do diálogo com os expositores, puderam conhecer como os agricultores cuidam da terra e de que forma ela é importante como fonte de sustento e fomento para diversos produtos inclusos na economia capixaba”, ressaltou a professora de Matemática Renata Stefanelli.
A pesquisa também é parte do levantamento de informações para compor a construção da culminância do projeto multidisciplinar “João Neiva e suas potencialidades: cartografia da cultura e turismo local”, em consonância com o Projeto Integrador de Pesquisa e articulação com o Território (Pipat). A culminância será realizada no próximo dia 29 de junho, na quadra da escola.
“A oportunidade que a escola nos ofertou em nos levar para um ambiente onde a valorização do talento capixaba estava reunido foi um ponto de partida para realizarmos nosso trabalho na escola com muito ânimo e detalhes. Conversar com cada produtor e olhar de perto cada variedade da produção foi fantástico”, disse o estudante Erickson Simonelli, da EJA.
“Toda a interação com pessoas de localidades diferentes me motivou a querer expor bem o meu município na culminância do projeto ‘João Neiva e suas potencialidades: cartografia da cultura e turismo local’”, completou a aluna Bianca Lima.