Para incentivar a integração entre alunos e professores e criar relações mais afetivas no ambiente escolar, quatro escolas públicas de Aracruz receberão oficinas e uma apresentação da peça teatral “Cócegas no Coração” nos dias 05, 06, 07 e 08 de agosto. O objetivo do projeto é alcançar cerca de 800 pessoas.
O espetáculo irá abordar temáticas pertinentes à adolescência, tais como autoestima, motivação, bullying, preconceito, acolhimento e aceitação. Para atrair a atenção dos alunos, a apresentação utilizará mágica, humor, poesia e conhecimento científico.
Em um universo paralelo em 1541, uma turma de alunos com dificuldades de aprendizado desafia todos os métodos educacionais. Após inúmeras tentativas falhas de solucionar o problema, o diretor da escola tem uma ideia brilhante: chamar dois professores completamente diferentes para ensinarem juntos. Unindo suas habilidades para transformar a educação dos alunos, eles percebem que as soluções mais eficazes são aquelas que desafiam as expectativas e rompem com as tradições.
No elenco da apresentação estarão os atores Caciano Kuffel e Fernando Bins. Com mais de 12 milhões de seguidores entre suas redes sociais, Caciano Kuffel é conhecido pela produção de vídeos com poesias próprias voltadas ao público jovem e pela autoria de diversos livros.
Além disso, também realiza apresentações de palestras, Stand UpComedy e shows de mágica. Psicólogo de formação, Fernando Bins é ator e também autor de livros. Em suas redes sociais, mescla psicologia e arte ao abordar temas como aceitação dos sentimentos, saúde mental, compaixão e subjetividade humana.
Durante as oficinas, ministradas pelos artistas, os alunos e educadores irão participar de atividades para estimular a concentração, expressão corporal e atuação, utilizando como ferramenta conceitos de comunicação não violenta.
As atividades serão todas gratuitas e as escolas contempladas são: EMEF Ezequiel Fraga Rocha, EEEFM Caboclo Bernardo, EEEFM Ermentina Leal e EEEFMTI Primo Bitti.
A iniciativa conta com o patrocínio da empresa Imetame. A coordenação geral é de Cócegas no Coração e a produção executiva é da Amora Produções Culturais. A realização é do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313/91).