O primeiro navio militar de origem capixaba será construído em Aracruz e o contrato que dá início às ações foi assinado na tarde da última segunda-feira (13), na sede da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro. O prefeito Dr. Coutinho e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Aracruz (Semde), José Eduardo Faria de Azevedo, estiveram presentes na cerimônia.
A construção do Navio de Apoio Antártico (NApAnt) ficará por conta do Estaleiro Jurong (EJA), empresa instalada entre Barra do Sahy e Barra do Riacho, e tem a previsão de gerar 600 empregos diretos e 6.000 empregos indiretos durante os três anos de execução da embarcação.
O projeto do NApAnt prevê a obtenção de um meio naval para apoiar logisticamente o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e contribuir para a segurança da navegação na região Antártica. O Navio de Apoio Polar irá substituir o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” no abastecimento e no auxílio das pesquisas da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).
“O primeiro navio militar capixaba terá a marca de Aracruz. Um passo muito importante para o nosso município e que vai mobilizar uma importante parcela da indústria naval brasileira, proporcionando novas oportunidades de investimentos e também, de empregos aos aracruzenses”, destacou José Eduardo Faria, secretário da Semde.
O Estaleiro Jurong foi o vencedor da licitação para a construção no Brasil do novo navio e o projeto prevê a maior tonelagem e resistência, e será equipado com modernos acessórios para movimentação e transporte de cargas, contribuindo para o aprimoramento das atividades Proantar e das pesquisas científicas realizadas na Estação Antártica Comandante Ferraz.
“O projeto, além de gerar emprego e renda, possui alto valor tecnológico e vai abrir portas de contratos futuros para a Jurong na área militar e, para o nosso município, a possibilidade de novos investimentos e oportunidades na área tecnológica e naval. Com isso, abre um leque de novas chances de emprego”, pontuou o prefeito Dr. Coutinho.
Estiveram presentes na solenidade o Ministro da Ciência e Tecnologia, José Augusto Cunha, a primeira secretária de Assuntos Políticos da Embaixada da República em Singapura, Noelle TAM, o diretor-geral do Material da Marinha (DGMM), Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, o presidente do Estaleiro Jurong, Willian Goh, e o diretor-presidente do Estaleiro Jurong Aracruz, Thangavelu Guhan.
O navio terá capacidade para navegar em campos de gelo e, para isso, necessita possuir casco em formato específico e reforçado, particularmente em sua proa, para abrir caminhos e quebrar as placas de gelo.
Características do Navio de Apoio Antártico (NApAnt)
- Peso: 6.082 T
- Comprimento: 93,9 mBoca: 18,5 m
- Calado: 6,2 m
- Propulsão: Diesel Elétrica com 3 Diesel Geradores MAK 9M25C (3.000 KW cada), 2 motores de propulsão elétrica reversível (2.600 kW cada) com duas hélices de passo fixo de velocidade lenta, 1 motor elétrico retrátil Azimutal de 1.200 kW
- Velocidade: 12kts
- Alcance: 10.000 milhas náuticas (19.000 km) ou 60 dias
- Tripulação: 20 tripulantes e até 40 cientistas