Estrutura principal da Cappitella já está montada

Faltando oito dias para o início da 5ª Festa da Cappitella, em Nova Venécia, as tendas principais onde ficarão o palco central do evento, distribuição de alimentos e os caixas já estão montadas. A arena de shows foi instalada no mesmo local do ano passado, na Praça Adélio Lubiana, para acolher melhor o público, que terá acesso às apresentações que acontecerão durante o evento.

O próximo passo são os comerciantes de Nova Venécia que vão instalar suas estruturas na praça gastronômica para oferecer aos visitantes pratos variados da culinária italiana: taiadela, capeletti, pizza, pão com linguiça, lasanha, polenta, entre outros pratos e bebidas.

De acordo com a da AFECAPI (Associação da Festa da Cappitella) a ideia é de que tudo esteja pronto na segunda-feira (20), três dias antes do início oficial da festa, que acontece entre os dias 23 e 27 de agosto, com programação temática. “Depois de tudo pronto, ficam apenas alguns ajustes finais, coisas menores, que sempre aparecem para resolvermos nas vésperas. Por isso a necessidade de antecipar para que estudo esteja organizado no dia do evento”, disse Otamir Carloni, coordenador da Cappitella.

Programação

Marcando os 135 anos de imigração italiana em Nova Venécia, a 5ª Festa da Cappitella acontece neste ano entre os dias 23 a 27 de agosto, com programação temática. Mas dia 19, já acontece o Baile de Máscara, que será realizado no Colina Country Club, a partir das 20h, com o Grupo ItaliAMO e Faguim e Banda. De acordo com a organização do evento, a máscara será traje obrigatório para entrar no baile.

Chegando na quarta-feira (23), a abertura oficial acontece às 18h30, e no dia, entre as atrações, será eleita a Rainha e Princesas DI Venezia.
Na Quinta Gourmet, a prata da casa, Cirlei Benincá irá receber chefs renomados como, por exemplo, Juarez Campos, Roberto Raviolli e Guto Medeiros, para a tradicional aula show.

No dia seguinte, 25, a Serenata Veneziana, com a participação do Grupo de Canção Italiana Augusto Zaché, além do show nacional de Dino Fonseca e Banda.

No sábado, 26, o desfile com a participação das famílias pelas ruas da cidade, no domingo, dia 27, o tombo da polenta será uma das atrações, entre muitas outras incluídas na programação.

Este projeto está sendo realizado pela AFECAPI com recursos públicos do Governo do Espírito Santo, viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria da Cultura, e conta com recursos públicos da Prefeitura de Nova Venécia, como forma de fomento à cultura, além da participação de empresas parceiras.