Falso médico é preso por homicídio de menina de 10 anos em São Mateus

Leonardo Luz Moreira foi preso preventivamente, no último domingo (15), sob acusação de homicídio culposo da menina Ana Luisa Ferreira Marcelino da Silva, de 10 anos. O falso médico teria atendido a criança em janeiro de 2021 no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus (ES), prescrevendo um tratamento inadequado que resultou no óbito da menina.

Investigações do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) revelaram que Moreira estava cursando Medicina no Paraguai, contrariando uma ordem judicial que o impedia de deixar o Brasil. A polícia encontrou sua matrícula em uma universidade na cidade de Saltos del Guairá.

Além do homicídio, o falso médico também responde pelos crimes de exercício ilegal da Medicina e falsidade ideológica. Ele já havia sido preso em agosto de 2021 pela Polícia Federal em uma operação contra a prática ilegal da profissão. Moreira atuava como médico há pelo menos três anos, sendo contratado por diversas prefeituras e pelo governo do Estado.

A mãe de Ana Luisa, Alessandra Ferreira Marcelino, relatou que a filha começou a passar mal após ser atendida por Moreira, que diagnosticou uma gastroenterite e prescreveu um tratamento inadequado. Pouco tempo depois, a menina teve uma convulsão e faleceu. A família busca justiça e o julgamento de Moreira está previsto para os primeiros meses de 2025.