O feriado prolongado do dia 12 de outubro, que celebra Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, promete atrair cerca de 250 mil pessoas à cidade de Aparecida, localizada no Vale do Paraíba, em São Paulo.
De acordo com o governo do estado de São Paulo, a estimativa é que aproximadamente 2,3 milhões de pessoas viajem para o estado durante o período do feriado, movimentando mais de R$ 4 bilhões na economia local. Essa projeção foi divulgada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo, e reflete a importância desse evento religioso para a região.
Segundo informações do governo, a ocupação média dos meios de hospedagem já se encontra em 72%, com expectativa de atingir 78% nas 11 cidades que compõem a Região da Fé. Este itinerário conecta visitantes aos municípios de Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lagoinha, Lorena, Piquete, Potim, Tremembé e Roseira.
A cidade de Aparecida é um dos destinos de turismo religioso mais importantes de São Paulo e concentra um grande número de fiéis católicos na América Latina. O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado no município, é o maior templo católico do Brasil e a maior igreja do mundo dedicada à Virgem Maria.
Papa envia bênçãos e carinho
No Dia de Nossa Senhora Aparecida, o Santo Padre, Papa Francisco, fez questão de enviar sua bênção e palavras de carinho ao Brasil e ao povo brasileiro. Acompanhando os trabalhos do Sínodo, o Santo Padre gravou uma mensagem em vídeo para manifestar sua devoção e lembranças da sua visita especial a Aparecida, ocorrida há 10 anos, em 24 de julho de 2013, tendo sido a primeira viagem apostólica de seu pontificado.
“É a festa de Nossa Senhora Aparecida. Eu a levo em meu coração. Recordo-me desta cidade e da Virgem. Que nos abençoe muito, que cuide de vocês e de todo o povo do Brasil. Rezo por vocês, lhes envio a minha bênção e, por favor, rezem por mim. A favor! Obrigado!”
Fonte: Agência Brasil e A12