A chegada de uma frente fria no Sul do país, juntamente com a formação de um ciclone no litoral do Sudeste, deve provocar mudanças no clima do Espírito Santo a partir do final desta semana. Esses sistemas meteorológicos irão criar um corredor de umidade entre o Sudeste e o Centro-Oeste, o que aumenta o risco de chuvas fortes e tempestades no estado capixaba.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o ciclone que se formará entre São Paulo e Rio de Janeiro na sexta-feira (30) deve intensificar as áreas de instabilidade sobre o Espírito Santo, com maior impacto entre sexta-feira e o início da próxima semana. Há previsão de pancadas de chuva intensas, acompanhadas de ventos fortes, raios e, em casos isolados, queda de granizo.
Os meteorologistas também alertam para a possibilidade de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno típico do verão que forma um canal de umidade contínuo, que vai do Espírito Santo ao Mato Grosso. Quando isso ocorre, a chuva tende a ser persistente por vários dias, aumentando os riscos de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra em áreas mais vulneráveis.
Os maiores volumes de chuva devem ser irregulares, mas podem superar os 100 milímetros em alguns locais, especialmente em regiões de encosta e áreas do interior do estado.
Diante desse cenário, a recomendação é que a população acompanhe os alertas meteorológicos e redobre a atenção em áreas propensas a enchentes, quedas de árvores e interrupções no trânsito, especialmente durante os temporais.




