O Rio Fundão atingiu a cota de inundação, na madrugada desta quarta-feira (21), após a cidade registrar o maior volume de chuva em 24 horas no Espírito Santo, com 107,8 milímetros, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
O grande volume de água causou inundações e interditou o acesso aos bairros Campestres e Orly Ramos.
A Defesa Civil Municipal de Fundão registrou diversas ocorrências durante a madrugada, incluindo deslizamentos de terra, queda de muros e movimentação de massa. Apesar da gravidade da situação, não há registro de desabrigados ou desalojados até o momento.
“Tivemos diversas ocorrências de deslizamentos de terra, queda de muro, movimentação de massa, inundação do Rio Fundão, impedindo acesso aos bairros da região. Seguiremos monitorando a situação”, destacou Valfran Nunes, gerente da Defesa Civil de Fundão.
O Cemaden emitiu um alerta de nível alto para alagamentos e um de nível moderado para deslizamentos de terra para a cidade.
A Defesa Civil pede que a população que reside em áreas de risco redobre a atenção e acione o órgão pelo telefone (27) 99650-1632 em caso de qualquer sinal de perigo.