Uma mulher usou os nomes de corretores de imóveis de Nova Venécia para aplicar o golpe do aluguel. A mulher dizia as vítimas que trabalhava com os melhores corretores e contrutoras de imóveis de Nova Venécia e tinha referências.
Ela então oferecia aluguéis a preços baixos e pedia uma caução adiantada, para garantir o imóvel. A vítima era convencida a depositar o valor, mesmo sem olhar o imóvel. A golpista se valeu da escassez de imóveis para alugar na cidade de Nova Venécia.
Ela entrou em contato com diversos corretores de imóveis da região dizendo que pretendia comprar os imóveis.
Ela pegava anúncios prontos de corretores, copiava as fotos e criava um novo anúncio dizendo que ela tinha casas para alugar em Nova Venécia.
Quando a vítima entrava em contato com a golpista, ela convencia a pessoa a fazer um PIX de adiantamento para depois ir ver o imóvel.
Segundo o corretor de imóveis Carlos da Carlos Simões Imóveis, os corretores de imóveis não pedem dinheiro adiantado para visitar um imóvel ou caução para segurar um imóvel. Pelo contrário, o corretor visita o imóvel com o cliente, faz um contrato, firma esse contrato, para depois fazer qualquer tipo de pagamento, quer seja de aluguel, quer seja de compra e venda.
Ainda segundo Carlos, o cliente não deve fazer nenhum tipo de pagamento antecipado e sempre buscar a orientação de um corretor de imóveis conhecido.
Diversos boletins (BU) foram registrados por corretores de imóveis de Nova Venécia. O caso pode ter ligação com os estelionatários presos em Boa Esperança. A polícia investiga o caso.