Golpes usam Correios, Bombeiros e até Silvio Santos

Compras pela internet muitas vezes utilizam os serviços dos Correios, em especial, as compras internacionais, que podem ser taxadas pela Receita Federal.

Mas se você recebeu um SMS ou email pedindo para que você atualize seu endereço para receber uma encomenda taxada, é golpe. Por meio de links maliciosos, os criminosos direcionam os usuários para sites falsos, onde os dados são roubados.

Os consumidores devem desconfiar de mensagens urgentes, conferir o e-mail e o nome do remetente antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais. No caso dos correios, o e-mail é o @correios.com.br.

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) foi informado sobre e-mails encaminhados para empresas do ES dando a entender que se trata de uma notificação da Corporação. A mensagem informa que a empresa sofrerá uma fiscalização e contém um link com as possíveis irregularidades, entretanto, trata-se de um golpe com um link malicioso.

O CBMES esclarece que o Centro de Atividades Técnicas (CAT) é o setor responsável pelas vistorias e emissões de alvarás da Corporação e só envia e-mail sobre os processos em andamento, quando há movimentação no processo. Todos os e-mails são enviados de endereços oficiais da Corporação, com o final @bombeiros.es.gov.br.

Os golpistas agem conforme a oportunidade. Em meio ao luto pela morte do apresentador Silvio Santos, criminosos aproveitaram para aplicar golpes no WhatsApp, passando-se por familiares do apresentador. Em uma das mensagens, o golpista diz ser a apresentadora Patricia Abravanel e pede dinheiro para pagar o velório e o enterro do pai.

“Oi, boa noite. Aqui é a Patrícia Abravanel. Meu pai morreu e não tivemos acesso à herança dele ainda, e precisamos de dinheiro para o velório e enterro. Se puder ajudar, vou mandar minha chave Pix”, disse o golpista na mensagem.

Diante de situações como essas, é fundamental manter a cautela e conferir a veracidade de qualquer solicitação, especialmente quando envolve informações pessoais e financeiras.

Conheça as Regras Básicas da Proteção Contra Golpes da Polícia Civil de SP

  • Nunca aceite ajuda de estranhos, especialmente em bancos.
  • Não forneça ou confirme dados particulares por telefone, pois você não sabe quem está do outro lado da linha. Oriente seus familiares e sua secretária do lar a respeito.
  • Jamais reaja a assaltos ou sequestros.
  • Cuidado com sua documentação pessoal.
  • Desconfie de ofertas generosas.
  • Procure tratar pessoalmente assuntos com as instituições financeiras credenciadas.
  • Não seja ingênuo. Dinheiro fácil não existe. Seja prudente quando tratar de assuntos financeiros.
  • Nunca deposite dinheiro na conta de desconhecidos.
  • Controle sua ambição.
  • Nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar.