No último sábado (20) a Defesa Civil de Santa Teresa, a Prefeitura de Santa Teresa e Bombeiros Militares contiveram um grande incêndio na comunidade de Santo Antônio do Canaã.
Vários voluntários foram deslocados para o local, devido a grande extensão de área afetada. De acordo com o bombeiro voluntário Edmauro Luchine foi um dos maiores incêndios que ele presenciou nestes mais de 6 anos de atuação como BV.
Para o coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Moschen, o trabalho conjunto fez com que o combate aos focos de incêndio fosse realizado com sucesso.
“Foi uma área de pasto onde há muita combustão. Estamos em um período de seca extrema no Estado e é necessário muito cuidado nestes locais mais secos. O trabalho dos bombeiros, prefeitura e Defesa Civil foi fundamental para estancar o incêndio”, destacou Rodrigo.
A Defesa Civil alerta que o Espírito Santo vem passando por um período de estiagem, fenômeno climático causado pela ausência de chuva, que aumenta a probabilidade de incêndios, principalmente na área rural.
Com o tempo seco a vegetação fica mais vulnerável a queimadas que ocorrem por diversos motivos, entre eles destaca-se o fator humano, a baixa umidade do ar e causas naturais, que também podem começar um foco.