Um homem de 51 anos, identificado como Vander Aloir Assunção, foi preso na última terça-feira (21) em Itaguaí, no Rio de Janeiro. Ele é acusado de cometer um homicídio qualificado em Jaguaré, no Norte do Espírito Santo, em 1996. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito confirmou, no momento de sua prisão, a autoria do crime ocorrido na época.
O homicídio aconteceu em 20 de fevereiro de 1996, na localidade de Palmital, zona rural de Jaguaré. Haroldo Simões Rodrigues foi alvo de uma emboscada e morto a tiros enquanto subia uma ladeira. Uma testemunha presente na cena do crime reconheceu o autor dos disparos.
As investigações apontaram que a vítima e o suspeito tinham desentendimentos prévios, o que motivou o crime. Após o homicídio, o autor fugiu e não foi mais localizado, apesar de um mandado de prisão ter sido emitido na época.
Reviravolta nas investigações
Segundo a Polícia Civil, durante quase 30 anos, o suspeito foi identificado com o nome incorreto de “Aloir de Souza Assunção” nos registros do processo, o que dificultou a busca e o cumprimento do mandado de prisão. Recentemente, a Delegacia de Jaguaré realizou um cruzamento de dados nos sistemas de inteligência policial e descobriu o erro no nome, corrigindo-o.
Com a informação correta, os investigadores chegaram ao verdadeiro nome do acusado: Vander Aloir Assunção. A Polícia Civil do Espírito Santo, em colaboração com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, conseguiu localizar o homem no estado carioca.
Durante a operação, os policiais apreenderam cinco armas de fogo, todas ilegais, na residência do suspeito. Por isso, ele também foi preso em flagrante por posse ilegal de armas. Vander Aloir Assunção foi encaminhado à unidade policial no Rio de Janeiro, onde permanece à disposição da Justiça.




