Inmet emite alertas para o Espírito Santo: chuvas fortes, risco de alagamentos e ventos intensos até terça-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para o Espírito Santo nesta terça-feira (20): um vermelho, o mais grave, para risco de alagamentos, e dois de menor intensidade, um laranja e um amarelo, ambos prevendo chuvas fortes.

O alerta vermelho, que abrange 72 municípios capixabas, está em vigor desde a meia-noite e vai até o final do dia. A previsão é de chuvas superiores a 100 mm por dia, com alto risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de terra. As cidades afetadas pelo alerta vermelho incluem Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, e muitas outras.

Já o alerta laranja, o segundo mais grave, afeta 77 cidades do estado (exceto Pedro Canário) e também segue até o fim do dia. A previsão é de chuvas de até 100 mm, com ventos que podem atingir de 60 a 100 km/h, com risco de alagamentos.

Por fim, o alerta amarelo, em vigor até as 23h59 de domingo (25), abrange todo o estado e prevê chuvas de até 50 mm por dia, com ventos de até 60 km/h. O risco de alagamentos é baixo.

O estado também está sendo impactado pelo fenômeno da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que deverá causar chuvas intensas e persistentes até 23 de janeiro.