O município de Jaguaré foi o palco da abertura oficial da colheita do Café Conilon deste ano. O evento, realizado nesta terça-feira (16), no Sítio Soraya, no Córrego das Araras, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito Marcos Guerra, o vice-governador Ricardo Ferraço e o secretário de Agricultura Ênio Bérgoli.
O lançamento oficial da colheita do café conilon em Jaguaré foi marcado por uma palestra técnica com o tema “Qualidade na produção do café conilon”, apresentada pelo extensionista Tássio da Silva de Souza, do Incaper. O objetivo da palestra foi trazer informações e dicas para os produtores da região sobre como produzir um café de qualidade.
A produção de café conilon é muito importante para a economia do Espírito Santo e da região noroeste do estado. A produção estimada de café conilon no Espírito Santo em 2022 foi de cerca de 11,6 milhões de sacas, o que representa aproximadamente 68% da produção brasileira.
O prefeito Marcos Guerra destacou a importância do evento para o município de Jaguaré: “Estamos muito felizes em sediar a abertura oficial da colheita do Café Conilon em Jaguaré. Este é um momento importante para os produtores da região e para a economia do nosso município. Acreditamos que o evento será um sucesso e trará muitas informações valiosas para os nossos produtores”.
O governador em exercício, Ricardo Ferraço, destacou a força do mercado do café no estado. “O mercado do café conilon é cada vez mais exigente. O sucesso do conilon passa pela dedicação do produtor e do empenho dos técnicos do Incaper. Isso faz do Espírito Santo o maior produtor de café conilon do País e um dos maiores do mundo. As características do Estado, com sua logística, investimento em tecnologia e dedicação de seus produtores rurais estão atraindo grandes empresas e grandes investimentos para o estado”, concluiu o governador.