Janeiro Branco | Campanha contra a ansiedade e depressão reforça importância da saúde mental

Janeiro é o mês escolhido para incentivar os cuidados com a saúde mental. O Janeiro Branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014 e busca chamar a atenção para a importância do tema.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5,8% da população brasileira sofrem de depressão, um total de 11,5 milhões de casos.

Desde 2017, o Brasil ocupa o nada orgulhoso 1º lugar em número de pessoas com transtornos de ansiedade em todo o mundo. São 18,6 milhões de brasileiros que sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade.

Durante todo o ano, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de João Neiva oferece atendimento à população realizando acolhimento e triagem multiprofissional, além de consultas com médico especialista em saúde mental, e ainda, oferece acompanhamento psicológico e visitas domiciliares.

Além dos médicos e psicólogos a equipe do CAPS é composta por enfermeiros e assistentes sociais. “Da mesma forma que cuidamos e alimentamos o nosso corpo, precisamos nos atentar para a relevância da saúde mental”, destacou a coordenadora do CAPS Sandra Delaia Ramos.

Dicas

  • Cuide da sua mente. Mesmo com a correria do dia a dia, tire um tempo para cuidar de você, fazer o que gosta.
  • Alimente-se bem e faça atividades físicas, esses dois hábitos são fundamentais para ter uma mente sadia. Mas como a mente humana é muito complexa não basta apenas isso.
  • A atitude diante da vida e das adversidades, o que você consome em informações e as relações que possui interferem diretamente na saúde mental.
  • E não tenha vergonha de pedir auxílio. Todos precisamos em algum momento da vida.
  • Procure ajuda profissional para alcançar uma vida mais satisfatória.