A Câmara Municipal de Nova Venécia elegeu nesta terça-feira (6), durante Sessão Ordinária, a nova Mesa Diretora para o biênio 2023-2024.
Com nove votos a favor e quatro contra, foi eleita a chapa encabeçada pelo vereador Juarez Oliosi (PSB), que tem como vice Roan Roger (MDB). Delei da Borracharia (Solidariedade) e Zé Luiz do Cricaré (PDT), completam a nova Mesa Diretora como 1º e 2º secretários, respectivamente.
Essa é a segunda vez que Juarez Oliosi se torna presidente da Câmara de Nova Venécia. Ele também ocupou o cargo na legislatura passada, durante o biênio 2019-2020.
Durante suas falas, Juarez Oliosi afirmou que irá trabalhar por um Legislativo transparente e pelos que precisam do poder público. “Vamos priorizar o fortalecimento da transparência, da harmonia e com muita sensibilidade em relação ao povo, que precisa de uma Câmara atuante e ao lado da população”.
De acordo com o artigo 35 da Lei Orgânica Municipal, a eleição da nova Mesa Diretora para o 2º biênio deve ser realizada na primeira sessão do mês de dezembro. A votação é por maioria simples, nominal e aberta. De acordo com o Regimento Interno da Casa, é vedada a reeleição para o mesmo cargo.
A Mesa Diretora da Câmara é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa. A cada legislatura (período de quatro anos de mandato dos vereadores eleitos) são realizadas duas eleições para a composição da nova Mesa para cada biênio.
Histórico
Eleito com 858 votos na última eleição, Juarez Oliosi foi o terceiro vereador mais votado no pleito de 2020. O parlamentar está em seu quinto mandato consecutivo como vereador por Nova Venécia.
Outra chapa
A chapa que perdeu a disputa teve como candidato a presidente o vereador Anderson Salvador (PSDB); Dega do Altoé (PDT), como vice; Sebastião Macedo (Solidariedade) 1º secretário; e Jorge Machado (DC), 2º secretário.