Nesta quinta-feira (11), a Câmara dos Deputados e o Banco Central lançaram uma moeda comemorativa dos 200 anos da primeira Constituição do Brasil, promulgada em 1824. A moeda, destinada a colecionadores, marca um marco histórico na formação do Estado brasileiro e celebra a autonomia e soberania nacional.
O deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), coordenador da comissão especial curadora das comemorações dos 200 anos da Câmara, destaca a importância da Carta Magna de 1824. “É a partir dela que nasce o Poder Legislativo como representante da sociedade brasileira”, afirma. A Constituição outorgada por Dom Pedro I também representou avanços sociais, como a liberdade de expressão.
O lançamento da moeda faz parte das ações que vêm sendo desenvolvidas desde 2017 para celebrar os 200 anos da Câmara dos Deputados, que se completarão em 2026. A moeda é um símbolo da importância da Constituição de 1824, que, segundo o diretor administrativo do Banco Central, Rodrigo Alves Teixeira, “marcou um tempo para a nação brasileira que passou a ser regida por um mesmo arcabouço legal”.
A iniciativa homenageia o Poder Legislativo e a Carta Magna que lhe deu origem, reconhecendo a relevância da democracia e do Estado de Direito para o desenvolvimento do Brasil. As comemorações dos 200 anos da primeira Constituição brasileira são um momento para refletir sobre a história do país e os desafios do futuro.