Linhares chega a dezembro de 2025 sem registrar feminicídios

As políticas voltadas para o enfrentamento da violência contra as mulheres em Linhares começam a dar frutos: o município chegou ao mês de dezembro de 2025 sem registrar qualquer caso de feminicídio.

A informação foi divulgada pela Gerência do Observatório de Segurança Pública (Geosp), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), que apontou, no dia 1º de dezembro, mais de 300 dias sem feminicídios em Linhares.

De acordo com a Prefeitura, a cidade está vivendo um novo momento, com uma união de forças entre o poder público e a iniciativa privada para aumentar a proteção às mulheres, criar oportunidades e oferecer um atendimento qualificado, ampliando as políticas de combate à violência.

Para o prefeito Lucas Scaramussa, a articulação de esforços pela proteção feminina, iniciada em janeiro de 2025, representa um passo importante na redução dessa violência.

“Temos trabalhado intensamente para combater a cultura machista que ainda permeia as relações familiares. O foco do nosso trabalho tem sido a luta contra a violência e a construção de uma sociedade mais respeitosa. Chegar a dezembro sem registrar feminicídios é um marco importante que reforça o nosso compromisso em continuar essa luta”, afirmou o prefeito.

Rede de Proteção Ampliada

Os dados positivos também são reflexo de ações coordenadas em diversas frentes. A Guarda Civil Municipal (GCM) realiza patrulhamento preventivo diário, ajudando no combate à violência contra a mulher.

Essa luta também conta com o apoio de outros serviços. Em Linhares, a rede de assistência social é composta por 7 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social, e 1 Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que oferece suporte a famílias com direitos violados.

Esses serviços fornecem suporte psicológico, médico, assistencial e social, garantindo acesso à rede de proteção e ampliando a prevenção à violência.

Ao longo do ano, a cidade também promoveu diversas ações de Cidadania e Mutirões de Emprego, oferecendo cursos e criando oportunidades de emprego e geração de renda.

A secretária municipal de Assistência Social, Geovana Marinot, destacou que o município está avançando no combate à violência contra as mulheres. O fato de não haver registros de feminicídios ao longo deste ano é uma prova de que, quando o poder público e a sociedade se unem, vidas são salvas.

“Em Linhares, trabalhamos com programas que vão até onde as mulheres estão, ouvindo, orientando e acolhendo, articulando toda a rede de proteção. Esse resultado também é fruto do compromisso da população que denuncia a violência. Nosso trabalho não para, e a vigilância de todos deve continuar”, afirmou Geovana.

Ações de apoio à mulher em Linhares

O trabalho de apoio às mulheres não se limita a essas iniciativas. Veja algumas das ações implementadas no município:

  • Kit Mulher Viva +: Em setembro de 2025, o governo do estado entregou a Linhares um kit composto por um veículo zero quilômetro, notebook e projetor multimídia. Essas ferramentas ampliaram a estrutura de atendimento e prevenção à violência de gênero.
  • Departamento Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres: Criado em julho de 2025 e vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, o departamento é responsável por elaborar, coordenar e implementar políticas públicas voltadas para o público feminino, com foco na promoção da autonomia, visibilidade e desenvolvimento social e econômico, além de combater discriminações de gênero.
  • Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim): O Comdim atua de maneira consultiva, mobilizadora, fiscalizadora e deliberativa, com o objetivo de garantir a participação plena das mulheres no desenvolvimento econômico, social, político e cultural de Linhares.
  • Implantação do Protocolo “Não é Não”: Essa iniciativa, firmada entre a Prefeitura de Linhares e o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), visa combater o assédio e fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra a mulher em ambientes de lazer e entretenimento.
  • Canais de Denúncia:
    • Guarda Civil Municipal de Linhares (GCM): (27) 3199-1344
    • Disque 100
    • Polícia Militar: 190