Na noite desta quarta-feira (13), Linhares registrou o acumulado de 86.8 milímetros de chuva. Segundo informações da Defesa Civil Municipal, em apenas uma hora choveu 50 milímetros no município. Linhares, de acordo com a Defesa Civil Estadual, foi a cidade que registrou o maior acumulado de chuva em todo o Espírito Santo nas últimas 24 horas.
Não há registro de ocorrências de desalojados ou desabrigados em decorrência das fortes chuvas. Também não há alterações na medição do rio Doce, que permanece no seu nível normal.
Os bairros mais impactados pelas chuvas foram o Centro, Aviso, Shell, Três Barras e Conjunto Juparanã. Equipes da secretaria de Obras e Serviços Urbanos estão mobilizadas, na manhã desta quarta-feira (14), para executar ações de limpeza de ruas e avenidas, além da desobstrução de bocas de lobo a fim de evitar pontos de alagamento.
A previsão para hoje em Linhares é entre 10 e 30 milímetros de chuva ao longo do dia. As equipes da Defesa Civil Municipal continuam de prontidão, realizando monitoramento em diversos pontos da cidade, além de uma série de visitas a locais críticos que podem ser afetados pela previsão de mais chuva no decorrer do dia de hoje (14).
A orientação da Defesa Civil é que a população evite descartar lixo e entulho fora do cronograma de recolhimento. Os resíduos descartados de forma incorreta acabam obstruindo bueiros e galerias.
Outra orientação é que os moradores fiquem atentos às informações sobre a previsão de chuva, evite áreas com históricos de alagamentos e evite transitar em locais alagados, principalmente de carro.
Em caso de possíveis desabrigados ou desalojados equipes da secretaria de Assistência Social já estão de prontidão para atender os impactados. O ginásio que poderá receber estas famílias é o do bairro Conceição.
Plantão 24 horas
A Defesa Civil Municipal continua em alerta e mantém o esquema de plantão 24 horas para atender ocorrências e realizar o monitoramento nos pontos que podem ser afetados por inundações iminentes.
A população pode acionar o órgão através do Plantão 24 horas, no telefone (27) 98115-0511. Os chamados também podem ser feitos pelo (27) 3199-1344, da Guarda Civil Municipal, e pelo 193 do Corpo de Bombeiros.
Chuvas em Aracruz
A Defesa Civil de Aracruz informa que desde a noite de ontem (13) está monitorando todos os pontos atingidos pelas chuvas.
A maior concentração de chuva foi na Sede e Orla com quedas de árvores e destelhamento de um local no centro e na escola em Bara do Sahy. A estimativa do CEPDEC foi que choveu 47 mm no município.
Sobre as árvores, a Defesa Civil, junto as secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Transportes e Serviços Urbanos(Setrans), e o Corpo de Bombeiros têm atuado no corte e retirada dos locais.
Sobre o destelhamento na escola, a equipe de manutenção da Secretaria de Educação já está no local tomando as devidas providências.