Pelo segundo ano consecutivo, Linhares é um dos 75 municípios brasileiros que sediará o Festival Paralímpico 2022.
As atividades esportivas paralímpicas acontecerão no dia 24 de setembro, das 9h às 12h, na EEEM Emir de Macedo Gomes, no bairro Shell. Mais de 200 alunos entre 7 e 17 anos estão inscritos no festival que contará com as modalidades atletismo, voleibol sentado, basquete de cadeira de rodas.
O festival promove a experimentação esportiva, não sendo obrigatório a criança ou adolescente praticar uma modalidade para participação. O público-alvo são estudantes entre 7 e 17 anos, sendo 80% com deficiência, seja física, surdez, visual, intelectual ou Transtorno do Espectro Autista, e outros 20% sem deficiência.
A Secretaria de Educação de Linhares oferecerá transporte ao aluno da rede municipal de ensino, pegando-o na porta da escola onde ele estuda e retornando ao final do evento. Além disso, o comitê oferecerá lanche e uma camisa para os participantes.
A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, comentou a satisfação em receber pela segunda vez consecutiva um festival desse porte em Linhares. “É uma honra para nós sediar pela segunda vez esse festival, o que mostra também que o Município investe na educação das crianças com deficiência, e que temos estrutura para receber esses jogos. O número de inscritos nos surpreendeu, e parabenizo todos os atletas, a treinadora, os colaboradores e os familiares por apoiarem a realização do festival”, disse a secretária.
Ao todo, 50 voluntários entre estudantes de Educação Física e de Pedagogia trabalharão no evento. Eles vão receber camisas e certificado de participação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Também estará participando do evento, na equipe de apoio e logística, funcionários da Secretaria Municipal de Educação.
Na coordenação técnica está Kelley Bonicenha, e na coordenação de logística, Patrícia dos Santos Giuberti. Os professores de Educação Física, Rodrigo Gonçalves Martins, Geane Teodoro Meira de Oliveira, Haryson da Trindade Gomes serão os condutores das atividades esportivas recreativas.
O Festival é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do departamento Desporto Escolar, em parceria com Loterias Caixa e recebe apoio do Comitê de Desenvolvimento Social de Linhares.