O município de Linhares, terá sua primeira faculdade de Medicina em 2024. A Universidade Vila Velha (UVV) está investindo R$ 75 milhões na construção do campus, que será localizado no bairro Colina.
Inicialmente, serão ofertadas 60 vagas no curso de Medicina. O prédio terá 12 salas de aula e tutoria, administração, laboratórios, biblioteca, quadra, área de vivência, auditório e uma clínica de Odontologia para atender à comunidade.
Além do curso de Medicina, a UVV pretende oferecer outras graduações na área da saúde, como Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia e Farmácia.
O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, destacou que a chegada da primeira faculdade de Medicina no município vai garantir a formação de profissionais médicos devidamente habilitados e capacitados à oferta de assistência médica a todos os linharenses e capixabas.
“O nosso município sempre foi referência na área da saúde e a inauguração dessa instituição de ensino superior também será uma referência na educação dos linharenses, além do fortalecimento do desenvolvimento socioeconômico de Linhares, em função dos projetos sociais gratuitos que a UVV desenvolve. É um momento histórico para a cidade de Linhares”, afirmou o prefeito.
O coordenador do curso de Medicina da UVV, em Linhares, Pedro Herbert Casimiro, ressaltou que a UVV vai implantar em Linhares uma soma de educação com estrutura moderna e tecnologia de referência.
“Vamos trazer um método de ensino inovador. As metodologias ativas de aprendizagem serão as mais modernas. O médico formado aqui será um médico inovador. Vamos proporcionar a inserção do aluno com tecnologia desde o início. Ele aprende a ser médico desde o primeiro período, inclusive com a inserção nas instalações de saúde do município”, destacou.
A expectativa é que o vestibular para o curso de Medicina seja lançado no primeiro semestre de 2024.