A Cacique, maior produtora independente de café solúvel do Brasil, com fábrica em Linhares, foi comprada pela Louis Dreyfus Company (LDC), gigante francesa do agronegócio. O acordo, anunciado em 26 de março, envolve 100% das ações da Cacique, mas o valor da negociação não foi divulgado.
A Cacique é referência global em café solúvel, com atuação em mais de 70 países, expertise industrial e cerca de 1 mil colaboradores. Sua fábrica em Linhares, inaugurada em 2021, tem capacidade de produção de 12 mil toneladas anuais e se beneficia da localização estratégica do Espírito Santo, maior produtor de café conilon do país e com excelente infraestrutura portuária para exportação.
A LDC, fundada em 1851, atua em diversos segmentos do agronegócio em mais de 100 países, com cerca de 18 mil funcionários. A aquisição da Cacique fortalecerá a posição da LDC no mercado global de café solúvel, complementando suas operações de comercialização de café verde.
Segundo a Cacique, a escolha por Linhares tem relação com o fato de o Estado ser considerado o maior produtor de café conilon do país. “A estrutura portuária também foi decisiva para os negócios. Afinal, uma localização privilegiada é essencial para atender às demandas de exportação da indústria”, diz a empresa.