Uma tragédia abalou a cidade de Guarapari, na noite deste domingo (30), por volta das 21h. Uma menina de apenas oito anos, identificada como Helena Peçanha de Paula Costa, faleceu após cair do 9° andar de um prédio em um condomínio na Praia do Morro.
De acordo com informações divulgadas pela polícia, Helena estava na casa da avó, que mora no mesmo prédio, mas em um andar mais alto, pois a cobertura onde a família reside está em reforma. A menina passou o dia brincando com um amigo e, quando voltou para casa, pegou uma cadeira para ver outras crianças brincando na área comum do condomínio.
Infelizmente, Helena passou pela báscula do banheiro, que é a única parte do apartamento que não possui tela de proteção. Os pais estavam em casa, mas em outro cômodo, e ouviram um barulho alto. Eles correram para o banheiro e encontraram a filha já sem vida.
Os policiais foram acionados para verificar a informação de que havia uma vítima sangrando nas proximidades da piscina. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas constatou a morte da criança.
O pai de Helena, que é policial rodoviário federal, esteve presente no Departamento Médico Legal (DML) para a liberação do corpo da filha. O velório da menina aconteceu nesta segunda-feira (1°) na Capela do Aeroporto, em Guarapari. Já o enterro está previsto para acontecer nesta terça-feira (2) no cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta, onde será cremada.
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, onde a menina fazia catequese, emitiu uma nota de pesar pela morte precoce.
As autoridades alertam para a necessidade de instalar telas de proteção em todas as janelas e sacadas de apartamentos, especialmente quando há crianças presentes. Além disso, é preciso ficar atento e não deixar objetos que possam ser usados como apoio para escaladas próximos a janelas e sacadas.