A Prefeitura de Sooretama confirmou nesta sexta-feira (23) a morte de um menino de 6 anos por dengue. A criança faleceu no dia 19 de janeiro, após apresentar piora no quadro de saúde e ser transferida para uma unidade de referência em Linhares.
O caso, inicialmente considerado suspeito, foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no boletim epidemiológico divulgado na quinta-feira (22). Essa é a terceira morte por dengue no Espírito Santo em 2024.
O caso
A mãe da criança levou, no dia 18 de janeiro, o menino à UPA de Sooretama com sintomas de vômito, náuseas e diarreia. Ele recebeu atendimento, reidratação venosa e exames. A criança apresentou melhora e recebeu alta da UPA, com orientação para retornar no caso de alguma mudança nos sintomas.
No dia 19 de janeiro, o quadro de saúde do menino piorou e ele foi transferido para a unidade de referência em Linhares, onde faleceu.
Outros casos
Nesta sexta-feira (23), a Sesa informou, em nota, que outros 11 casos estão sob investigação no Espírito Santo. “A Secretaria da Saúde (Sesa) informa que foram notificados no Espírito Santo, 25.276 casos de dengue até a Semana Epidemiológica (SE) 07. Dois óbitos foram confirmados neste período, sendo 01 na cidade de Laranja da Terra e 01 na cidade de Sooretama. Outros 11 óbitos estão em investigação. O prazo para confirmação dos óbitos por dengue é de 60 dias”.