Menino indígena enfrenta 2.625 km para cirurgia cardíaca de urgência no Himaba no ES

Foto: Himaba - Diretor Cláudio Amorim, Garnison Kaxuyana Tiriyo e Gabriel Kaxuyana Tiriyo

Garnison Kaxuyana Tiriyo, de 7 anos, viajou do Amapá ao Espírito Santo para realizar uma cirurgia cardíaca de urgência. A jornada de 2.625 km foi marcada por desafios, como a barreira do idioma e a primeira viagem de avião para o menino e seu pai, Gabriel Kaxuyana Tiriyo.

Diagnóstico e tratamento

Garnison vive na Terra Indígena Parque do Tumucumaque e foi diagnosticado com um problema em uma válvula cardíaca, resultado de uma febre reumática. O estado grave exigia uma cirurgia complexa, indisponível no Amapá. A solução: viajar para o Himaba, Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves, referência em cardiologia infantil no ES.

Cirurgia e equipe médica

A cirurgia de alta complexidade foi realizada no dia 16 de fevereiro e durou 4 horas. Uma equipe de cerca de 30 profissionais, incluindo o cirurgião cardíaco Rafael Aon Moyses, cuidou de Garnison desde o acolhimento até o pós-operatório.

Desafios

A barreira do idioma foi um desafio significativo. A equipe médica contou com a ajuda de tradutores para explicar o procedimento à família e garantir que todos estivessem cientes dos riscos e benefícios da cirurgia.

Pós-operatório e futuro

Garnison se recupera bem e deve ter alta até o dia 1º de março. Ele precisará de acompanhamento médico regular e continuar com a medicação para controlar a condição cardíaca.

Tratamento cardiológico no Himaba

O Himaba é referência em tratamento cardiológico infantil no ES e o maior hospital pediátrico do Estado com 230 leitos. Desde 2010, o número de procedimentos vem crescendo significativamente. Em 2023, foram realizadas 178 cirurgias cardiovasculares em crianças, incluindo 9 de pacientes de outros estados.

Humanização na Saúde Pública

O diretor geral do Himaba, Cláudio Amorim, que esteve por 3 anos na linha de frente do Hospital São Camilo, em Aracruz, agora está há 3 anos no Himaba. Administrador de empresas, especialista em Saúde Pública, com MBA em gerenciamento de projeto e mestre em Administração, ele traz consigo a humanização na saúde pública capixaba, e tornou-se uma marca de sua gestão o saber atender e acolher bem as pessoas. Ponto de destaque é que ele busca encantar no atendimento e construir caminhos para um acolhimento de todos que procuram o hospital, pois como ele mesmo diz, toda vida faz a diferença.