O ministro da Justiça, Flávio Dino, e o senador Marcos do Val (Podemos-ES) protagonizaram um embate durante uma audiência pública na Comissão de Segurança Pública do Senado nesta terça-feira (9).
A discussão teve início quando o senador responsabilizou o ministro pelos estragos causados por bolsonaristas radicais nas sedes dos Três Poderes durante os atos golpistas de 8 de janeiro.
Do Val exibiu um vídeo de entrevista de Dino, concedida após os atos golpistas, e afirmou que espera que o ministro seja afastado e preso pelos danos causados.
Em resposta, Dino negou ter dispensado a Força Nacional no dia dos atos e não ter recebido relatórios da Agência Brasileira de Inteligência sobre possíveis ataques.
A discussão continuou com o ministro acusando o senador de fazer vídeos agressivos e obsessivos contra ele nas redes sociais, e fazendo “construções mentais muito singulares que não têm ligação com os fatos”. Dino ainda ironizou o senador ao dizer que, se ele é da SWAT, então ele seria dos Vingadores.
Durante a audiência, Dino também falou sobre o projeto que prevê regras e mecanismos contra a disseminação de conteúdos falsos e de extremismo na internet (PL das Fake News), afirmando que empresas que gerenciam redes sociais querem “chantagear” e “ameaçar” a classe política para evitar o avanço da proposta.