Moradores de Nova Venécia enfrentam falta d’água. Cesan se pronuncia

Desde o último domingo, diversos bairros de Nova Venécia estão enfrentando problemas no abastecimento de água. Equipes da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) foram vistas realizando escavações em diferentes pontos do município, aparentemente em busca da origem do problema. Até o momento, a empresa não emitiu nenhum comunicado oficial sobre a situação.

A equipe de jornalismo da Rede Nova Onda tentou contato com a Cesan desde a tarde de ontem, mas não obteve resposta. Informações não oficiais sugerem que a causa do problema foi identificada na madrugada desta terça-feira; contudo, o abastecimento de água permanece comprometido.

Em ocasiões anteriores, a Cesan enfrentou desafios semelhantes em Nova Venécia. Em março de 2024, a empresa atribuiu a falta de água a interrupções no fornecimento de energia elétrica pela concessionária EDP, afetando bairros como Aeroporto, Aeroporto Municipal I e II e Coqueiral.

Nesta terça-feira (05), Saulo Lemos, Gerente do Interior Norte da Cesan, informou em nota a população de Nova Venécia que a falta d’água foi decorrente de um vazamento na rede de abastecimento detectado no domingo (03) à noite.

Segundo Saulo, de imediato uma equipe foi mobilizada e fez a correção do vazamento, permitindo a retomada do sistema. A população foi comunicada do fato por meio de SMS enviado a todos os contatos cadastrados no sistema da Cesan. Caminhões-pipa estão complementando o abastecimento de água até a retomada total do sistema.

“Aproveitamos a oportunidade para reforçar a importância de manter os dados cadastrais atualizados. A Cesan está à disposição a qualquer hora do dia ou da noite, pelo telefone 115.”, disse Saulo.