Morreu, na tarde desta quinta-feira (8), a Rainha Elizabeth II, aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelas redes sociais da família real britânica.
Os filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward, foram até a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica. O neto, o príncipe William, também foi até o castelo de Balmoral.
O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã.
Com a morte, o filho mais velho da monarca, o príncipe Charles, deve assumir o trono de rei do Reino Unido e de outros 14 países sob chefia do monarca britânico.
Debilitada
A saúde da Rainha Elizabeth II já vinha preocupando familiares. Desde o ano passado ela vinha fazendo tratamento e realizando exames que nunca foram detalhados pelos médicos.
A necessidade de acompanhamento médico fez com que ela reduzisse consideravelmente sua agenda, diminuindo cada vez mais as aparições em público. Quando era vista a rainha apresentava dificuldade de locomoção e caminhava com o auxílio de uma bengala.
O Palácio de Buckingham emitiu declaração de Sua Majestade o Rei Charles.
Leia a Declaração
Uma declaração de Sua Majestade o Rei: A morte de minha amada Mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família.
Lamentamos profundamente o falecimento de uma Soberana querida e de uma Mãe muito amada. Eu sei que sua perda será profundamente sentida em todo o país, nos Reinos e na Commonwealth, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo.
Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e sustentados por nosso conhecimento do respeito e profundo afeto em que a Rainha era tão amplamente mantida.