Um muro na rua seis, no bairro São Francisco, na divisa com o bairro Betânia, em Nova Venécia, tem causado grande preocupação aos moradores da localidade. A estrutura, que tem aproximadamente 10 metros de altura, está comprometida e ameaça desmoronar.
Para agravar a situação, o muro foi construído para que fosse feito o aterro de um terreno e o local está cheio de entulho. Toda essa terra, misturada com restos de construção, pode atingir dezenas de moradias de famílias que residem no local.
De acordo com moradores, o muro é de propriedade particular e desde que começaram as chuvas, começaram também os problemas. A estrutura cedeu e apareceram trincos pela estrutura.
O muro é feito de blocos de cimento e da maneira em que foi levantado, ainda segundo os moradores, já deixava a entender que geraria problemas futuros, já que não foi feito como deveria ser, para um muro de arrimo de contenção de aterro.
“Eu acompanhei a obra desde o início porque moro próximo. Tenho noção do que precisa porque já trabalhei com obras. Não foi feita a amarração com a ferragem e nem fizeram os suspiros para quando chover a água sair. Agora, com as chuvas que ocorreram, a terra e entulho que foram despejados ali estão encharcados e muito pesado, o que fez o muro ceder e trincar. Isso pode desmoronar a qualquer momento, caso chova mais. As pessoas que moram ao lado já não estão conseguindo dormir. Comerciantes também já estão até querendo mudar de local”, disse um morador que preferiu não se identificar.
Em contato com a Prefeitura de Nova Venécia, o setor de Fiscalização informou que a obra não possui alvará. Já a coordenação da Defesa Civil do município informou que esteve no local na manhã desta terça-feira (30) e que, após consulta junto ao engenheiro responsável, interditou a obra, sinalizando o local e determinando a demolição do muro para que seja feito da maneira correta.