Minha praia: eu amo, eu cuido. Este é o enfoque da ação do Programa de Educação Ambiental (PEA) do Portocel, que no último final de semana promoveu um mutirão de limpeza e removeu 100 litros de lixo das praias da Curva, Conchinha e Praia dos Hóspedes, em Aracruz.
A iniciativa foi realizada em parceria com a Prefeitura de Aracruz e teve a participação de diversos voluntários do porto e das comunidades da região.
O material coletado encheu 90 sacos de lixo. O grupo ainda tirou das praias seis pneus, duas cadeiras quebradas, diversos marmitex de isopor e inúmeras garrafas PET. Para completar a ação, placas educativas foram afixadas para conscientizar os frequentadores.
Além de voluntários de Portocel e representantes da Prefeitura, a ação teve a participação da Associação Comunitária da Barra do Riacho (ACBR), pescadores e atletas de jiu-jítsu da comunidade.
As artesãs do Projeto Criarte, iniciativa apoiada pelo Portocel, também estiveram no mutirão, presenteando a todos com ecobags feitas de lonas de banners que seriam destinados ao lixo, confeccionadas por elas.
Os jovens da Ação Cultibio completaram o grupo: foram eles os responsáveis pela confecção das placas de conscientização ambiental afixadas nas praias que foram alvo da intervenção de limpeza.
Morador da Barra do Riacho e colaborador do Portocel, Wesley Cossi falou sobre como o mutirão foi gratificante: “fico muito feliz em participar e ver o resultado dessas ações na comunidade”, salientou.
Gislene Rabelo, analista de sustentabilidade do Portocel, destaca que o mutirão de limpeza contou com a atuação dos ecoagentes em ação, grupo de multiplicadores do PEA de Portocel que busca difundir a conscientização ambiental. “Nas próximas ações esperamos reunir maior número de voluntários, deixando as praias ainda mais lindas e agradáveis para quem frequenta a região”, disse ela.
Sobre Portocel
Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano, Portocel é reconhecido por sua eficiência operacional, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de óleo e gás.
Com localização privilegiada no município de Aracruz (ES), o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país.
O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra e segue perseguindo oportunidades que confirmem a sua trajetória como um grande porto de negócios.