A partir de 1º de abril, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser emitida para todo o Espírito Santo. A primeira via é gratuita e pode ser solicitada em 14 postos de identificação com agendamento prévio ou em outros postos no interior do estado por livre demanda.
A principal novidade da CIN é a unificação do número em todo o país, que agora será o CPF. O documento também terá validade diferenciada: 5 anos para menores de 12 anos, 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos e indeterminada para maiores de 60 anos.
Para emitir a CIN, o cidadão precisa apresentar certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e, para crianças até 5 anos, uma foto 3×4. Idosos, pessoas com deficiência ou necessidades especiais podem ser atendidos sem agendamento.
A emissão da 1ª via da CIN é gratuita, assim como as renovações por expiração do prazo de validade. A 2ª via custa R$ 76,55. Mais informações podem ser encontradas no site da Polícia Civil do Espírito Santo.
Informações Adicionais
Postos de identificação com agendamento prévio: Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Linhares, Marataízes, São Mateus, Serra Jacaraípe – Pró-Cidadão, Serra Sede – Ciretran, Viana, Vila Velha, Vitória – Assembleia Legislativa e Vitória – Casa do Cidadão.
Documentos necessários: certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e foto 3×4 para crianças até 5 anos.
Isenção da taxa: mediante apresentação de documento comprobatório de roubo/furto do documento com Boletim de Ocorrência e comprovação de renda de até 3 salários mínimos.