Nesta quarta-feira (1º/01) começou a nova gestão do prefeito Dr. Coutinho e do vice Beto Vieira, que assumiram a prefeitura de Aracruz para um novo mandato, após uma vitória histórica, com quase 80% dos votos. Ambos reeleitos no dia 06 de outubro, para administrar a cidade entre 2025 e 2028, eles foram empossados no Plenário da Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira, junto aos 17 vereadores.
Em um discurso marcado por fé e gratidão a Deus, além de reconhecimento a sua família, equipe de governo e demais aracruzenses, Dr. Coutinho agradeceu a seu vice e vereadores pela parceria. “Muito obrigado a toda população. Sem cada um de vocês não seria possível e é, por isso, que eu reafirmo o nosso compromisso nesses quatro anos de mandato de muito trabalho. Eu fico muito feliz de dividir esse mandato agora com o meu vice e todos os vereadores. Cada um aqui tem uma grande missão ao meu lado para que possamos continuar transformando vidas em Aracruz. Vamos todos trabalhar de mãos dadas, porque sozinho ninguém faz nada. Aqui a gente fez uma promessa de honrar a Constituição, mas eu faço mais uma promessa de honrar cada voto que a gente recebeu e devolver à população em trabalho”.
“Aos vereadores desta Câmara Municipal, reforço o meu compromisso de diálogo e colaboração. A harmonia entre os poderes é essencial para construirmos políticas públicas eficazes e transformadoras. Juntos, poderemos alcançar resultados ainda mais expressivos para a nossa cidade de Aracruz, destacou Dr. Coutinho que reforçou a parceria entre o executivo e o legislativo e pediu que a união e a cultura de paz entre os poderes possam refletir numa cidade mais próspera. “Juntos, com união, fé, trabalho e esperança, faremos de Aracruz um exemplo de desenvolvimento sustentável e qualidade de vida”.
Após a posse, a Câmara de Aracruz elegeu, por 16 votos e uma abstenção, a chapa única apresentada para compor a Mesa Diretora, órgão responsável por comandar os trabalhos do Legislativo Municipal para o biênio 2025-2026. Os eleitos são os vereadores Jean Carlos Gratz Pedrini (PP) como presidente, Gustavo Rossoni como vice-presidente (Agir), Vilson Jaguareté (PT) como primeiro secretário e Léo Pereira (União Brasil) como segundo secretário.
O prefeito parabenizou o novo presidente do Legislativo aracruzense, Jean Pedrini, e aos demais vereadores. “Quero parabenizar toda Mesa Diretora e agradecer também a legislatura passada, e dizer que estamos muito felizes com os novos companheiros que chegaram. Estou muito confiante e satisfeito de estar ao lado deles”, disse o prefeito, que agradeceu também a parceria com as comunidades, entidades civis, religiosas e militares, que são fundamentais para o fortalecimento da sociedade civil e a garantia de que as ações do governo cheguem a todos os cantos do município.
Em seu discurso de posse, Pedrini agradeceu aos colegas vereadores, aos servidores da Casa e ao prefeito Luiz Carlos Coutinho por ter lhe confiado a liderança de governo na Legislatura que se encerrou. O novo presidente da Câmara citou projetos importantes aprovados pelos vereadores, como o do financiamento para as obras de macrodrenagem da Grande Bela Vista. “Muito se falou, muito se criticou, mas hoje está lá um projeto maravilhoso.”
Por fim, Pedrini declarou que o comando da Casa não será feito sozinho. “Pretendo tomar todas as decisões com a Mesa Diretora e com todos os vereadores, sempre dialogando e buscando o melhor para o município.”
Vereadores empossados
- Adriana Guimarães Machado (MDB)
- Alex Hander Pereira Daniel (Republicanos)
- Carlos André França de Souza, “Paim” (MDB)
- Daniel Caldas, “Dandan” (PT)
- Emanuel Delgado da Silva, “Kapitão” (PRD)
- Etienne Coutinho Musso (PSB)
- Gustavo Rossoni (Agir)
- Jean Carlos Gratz Pedrini (PP)
- José Edilson Spinassé (PP)
- José Gomes dos Santos, “Lula” (PSB)
- José Miguel Vieira Rosa, “Dequinha da Vila” (DC)
- Leandro Rodrigues Pereira, “Léo Pereira” (União Brasil)
- Marcelo Cabral Severino, “Marcelo Nena” (PDT)
- Monica de Souza Pontes Cordeiro (PP)
- Renato Pereira Sobrinho (PDT)
- Sebastião Sfalsin do Nascimento, “Tião Cornélio” (PP)
- Vilson Benedito de Oliveira, “Vilson Jaguareté” (PT)