Os novos motoristas do Espírito Santo estão dispensados de realizar as provas de baliza e ladeira durante a prova prática para obter a primeira carteira de habilitação. A medida já está em vigor e faz parte de uma série de mudanças implementadas a nível nacional, incluindo o fim da obrigatoriedade de cursos em autoescolas.
Segundo o Detran do Espírito Santo, a mudança foi oficializada em 19 de janeiro, seguindo a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Além do Espírito Santo, outros estados, como Amazonas, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul, também adotaram a nova norma.
Com o fim das provas de baliza e ladeira, a avaliação prática para a obtenção da primeira habilitação agora se limita ao exame de percurso, que é realizado em vias públicas, sejam urbanas ou rurais, pavimentadas ou não, além da aplicação dos conhecimentos teóricos.
Mudanças na prova prática
Outra alteração importante, que também já está em vigor, é o aumento do limite de pontos permitidos durante o exame prático. De acordo com a nova resolução do Contran, o candidato pode acumular até 10 pontos de penalização. A pontuação dos erros agora segue a classificação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): infração leve (1 ponto), média (2 pontos), grave (4 pontos) e gravíssima (6 pontos).




